Carros importados necessitarão de Licença de Importação para entrarem no Brasil

Publicado há 3 dias.
 



RECEBA NOTÍCIAS POR EMAIL
COMPARTILHE NO FACEBOOK !
Tweet

Quem estava ansioso pela chegada daquele modelo importado vai ter que controlar a ansiedade e esperar um pouco mais. Desde o último dia 12 de maio o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lançou uma nova regra para a importação de carros, pneus e autopeças. A partir de agora estes itens importados necessitarão de uma autorização prévia de entrada ou a chamada licença de importação, ou seja, passam a não ser mais importações automáticas. Isto permite que a alfândega brasileira possa segurar por até sessenta dias a entrada destes itens enquanto os documentos são deferidos.

De acordo com sites especializados a nova regra foi instituída para um maior monitoramento das importações, conforme informações da assessoria de imprensa do MDIC, não caracterizando uma retaliação ao governo argentino que vem utilizando mecanismo igual, que já começa a causar atrasos e prejuízos na entrada de produtos brasileiros no país vizinho.

De qualquer forma a medida adotada pelo governo brasileiro é mais um lance nessa disputa comercial e com certeza implicará em maiores dificuldades para o aquecido mercado de carros importados, que no Brasil tem a fatia de 20% das vendas e vem se expandido cada vez mais. Ainda mais que por determinação da OMC (Organização Mundial do Comércio) a mesma regra tem de ser utilizada para todos os países com os quais o Brasil negocia no comércio exterior. Desta maneira, os automóveis que são importados de países como México e Coreia do Sul, entre outros, estarão sujeitos à licença de importação para poderem entrar no país.

Por Mauro Câmara

Fonte: Carros IG



Brasil, Carros Importados, Notícias

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.