Placas refletivas – Utilização obrigatória para carros novos e motos

As leis nacionais para emplacamento de veículos automotores mudaram. A partir de domingo, dia 1º de abril de 2012, tornou-se obrigatório para todos os carros que saírem da concessionária o emplacamento com as placas chamadas refletivas.

A medida não atinge somente os carros novos, mas também serve para os veículos que forem transferidos de cidade ou Estado, ou ainda que estiverem com a situação da placa ilegal.

As placas refletivas são consideravelmente mais caras que os modelos comuns, mas, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN), a obrigatoriedade das novas placas serve como uma medida de segurança no trânsito, pois aumenta a visibilidade em dias chuvosos e com neblina.

A resolução não se restringe somente aos carros, as motos também deverão se adequar à utilização das novas placas refletivas, e também a um novo tamanho.

Quem for pego com a placa em situação irregular, no caso o modelo antigo, levará uma multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por infração média, e também terá o veículo apreendido até que seja feita a modificação necessária.

Mas a multa será apenas para os carros novos. Os antigos continuam com a placa normal.

Por Isabela Biz

Quer receber notícias deste site por e-mail?

  




Deixe um comentário