Audi apresentou o carro A7 autônomo na CES 2015

Vote nessa matéria: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas

     





A CES 2015, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, começou a todo vapor, com as grandes marcas da indústria tecnológica mostrando seus produtos, como a Sony, a Lenovo e a Samsung.

Porém, quem foi à feira esperando encontrar apenas televisões, computadores e smartphones foi surpreendido pela Audi, que apresentou seu mais novo carro tecnológico, o A7 autônomo, um veículo capaz de trafegar sem motorista pelas ruas.

Para demonstrar as capacidades do tão tecnológico veículo, a Audi enviou o carro pelas rodovias dos Estados Unidos e ele foi capaz de chegar sozinho até o evento.

E não foram apenas algumas esquinas que o carro rodou, já que o ponto de partida foi a cidade de São Francisco e o destino a cidade de Las Vegas, onde está acontecendo o evento. A distância entre as cidades é nada mais que 900 quilômetros e o trajeto ocorreu perfeitamente conforme o planejado.

Vale lembrar que essa tecnologia já vem sendo desenvolvida há algum tempo e só foi possível fazer essa demonstração porque a Audi tem permissão dos governos de alguns estados norte-americanos para fazer testes com esse tipo de veículo em suas estradas.

A ideia por trás dessa nova tecnologia é trazer maior segurança para os passageiros ao criar um modo de pilotagem que tem um risco de falha muito menor do que o de um piloto humano.

Para tal, o carro conta com diversos sensores e câmeras em seu corpo para permitir reconhecer o espaço em que está, além de avaliar os demais veículos e obstáculos presentes na pista.

O carro possui motor de 3.0 litros, V6 e com potência de 314 cavalos. Seu câmbio é automático de oito velocidades e atinge até 112 km/h no modo de motorista automático. Porém, o motorista sentado no banco do carro pode assumir o controle do veículo a qualquer momento durante a pilotagem, o que o deixa ainda mais seguro.

O veículo ainda é um conceito, mas a tecnologia demonstrou funcionar perfeitamente nos testes. É possível que essa realidade esteja presente no restante do mundo e em nosso cotidiano em breve.

Por Rannier Ferreira Mendes

Audi A7

Audi A7

Fotos: Divulgação


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Quer realizar um comentário?

*

RSS RSS (comentáos)