Porsche 911 GT3 RS apresentado no Salão de Genebra



  

Após muita ansiedade e mistério, a Porsche aproveitou o badalado Salão de Genebra para revelar oficialmente o novo 911 GT3 RS. O modelo, apto para às pistas de corridas, sofreu redução de peso em relação à versão regular do GT3, dispõe de detalhes que aumentam a esportividade e agressividade do carro, além de vir equipado com um bloco naturalmente aspirado capaz de gerar 500 cv de potência. Para os interessados, o novo 911 GT3 RS terá suas vendas iniciadas em breve, com preço estipulado no mercado alemão em € 181.690, cerca de R$ 590 mil.

Concebido com carroceria em alumínio, teto em magnésio e capô e tampa traseira do motor combinados com fibra de carbono, o superesportivo da marca alemã credenciado para uso em pistas perdeu 10 quilogramas em relação ao 911 GT3 “convencional”, totalizando 1.420 kg. Parece pouco, mas para um superesportivo como o novo GT3 RS, que tem uma reputação a zelar e que participa de circuitos famosos, como o de Nürburgring, toda redução de peso é um ganho em desempenho e autonomia. Por falar em Nürburgring, o novo Porsche consegue dar uma volta completa na pista em apenas 7 minutos e 20 segundos, melhor que a Lamborghini Aventador LP700-4, que em 2011, por exemplo, fez a marca de 7 minutos e 25 segundos.

Curiosidades a parte, o novo Porsche 911 GT3 RS traz detalhes visuais diferenciados, que elevam a esportividade do modelo e que também possuem funções aerodinâmicas. Os destaques ficam por conta da adoção do spoiler dianteiro integrado ao para-choque, ampla entrada de ar na parte inferior do para-choque dianteiro, saídas de ar no para-lama dianteiro, saias laterais, entradas de ar no para-lama traseiro, para-choque traseiro remodelado com difusor de ar integrado e saída dupla de escape centralizada, bem como o tradicional aerofólio traseiro. Para completar, o bólido possui rodas de liga leve de 21 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 325/30 ZR 21 de alta performance.

No interior, a fabricante alemã manteve o mesmo layout das versões convencionais do carro, acrescendo ao esportivo painel de instrumentos o conta-giros com fundo na cor branca, volante esportivo de três raios com revestimento em Alcantara e costura contrastante, bancos e portas com revestimento em couro e estofados e costuras contrastante na cor da carroceria, bem como portas, painel de instrumentos e console central com acabamento em fibra de carbono.

Mecanicamente, o novo Porsche 911 GT3 RS vem equipado com motor seis cilindros em linha 4.0 naturalmente aspirado, capaz de entregar 500 cv de potência e torque de 46,9 kgfm. Dotado de tração traseira, o bloco seis cilindros trabalha em conjunto com uma transmissão automática PDK com dupla embreagem e sete velocidades. O bólido ainda possui vetorização de torque e um diferencial de bloqueio totalmente variável, tudo para melhorar o desempenho do carro.





Com essa configuração, o novo 911 GT3 RS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos, levando 10,9 segundos para atingir 200 km/h. Sua velocidade máxima é de 322 km/h. 

Por Caio Polo

Porsche 911 GT3 RS

Porsche 911 GT3 RS

Porsche 911 GT3 RS

Fotos: Divulgação



FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsApp

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *