Vendas de carros importados caíram em fevereiro

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas (2 votos, média: 5,50 de 10)

     





Foi registrada queda de 22,9% nas vendas de veículos novos importados no Brasil

A venda de veículos novos importados caiu no mês de fevereiro. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), foram emplacadas apenas 5.764 unidades de modelos importados em fevereiro. Houve queda de 22,9% em comparação com o mês anterior, onde houve 7.478 emplacamentos. Durante o período de fevereiro de 2014, houve venda de 8.544 unidades, ou seja, queda de 32,5% em relação ao mesmo período.

O resultado possui relação direta com o número menor de dias úteis para realizar vendas. No mês de janeiro houve 21 dias úteis, já em fevereiro apenas 18 dias úteis foram registrados graças ao feriado do Carnaval. Porém, o mercado de importação teve queda de 22,5% em relação ao primeiro bimestre de 2014.

Apesar do número reduzido de dias úteis esse não parece ser o único motivo para a queda de vendas.  Acredita-se que o resultado negativo do mês de fevereiro esteja relacionado à situação atual do país. Os consumidores não conseguem ver melhora na economia do país, o que gera receio por adquirir novos produtos.

O aumento desenfreado do dólar no último bimestre também é um agravante para o setor de importação de veículos. Um exemplo é o modelo Honda NSX (modelo pensado por Airton Senna), que depende das tarifas do dólar para ser importado para o país. A empresa japonesa diz que enquanto o dólar estiver instável no país as chances de importação para o veículo são quase nulas.

O consumidor brasileiro tem mostrado preocupação quanto à alta do dólar, viagens, inícios das aulas, dentre outras. O resultado do mês de fevereiro é a confirmação que o primeiro semestre do ano será difícil para o setor de importações. A alta de juros e o aumento da inflação acarretou uma queda brusca no setor comercial do país. Só nos resta esperar que a economia do Brasil tenha melhora.

Por Wendel George Peripato

Honda NSX 2015

Foto: Divulgação


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Comentários

  1. Joao Pacheco escreveu:

    Fazendo comentários negativos , com certeza, vão vender cada vez menos. uma dose de otimismo ajuda, e muito os negócios.

Quer realizar um comentário?

*

RSS RSS (comentáos)