Carro da Jaguar Land Rover pode ser guiado por smartphone



  

Protótipo permite que o motorista possa dirigir remotamente por meio de um telefone celular.

Um carro com controle remoto? Seria cenário de sonhos, “brincadeira de adulto”? A Jaguar Land Rover promete essa novidade em breve! Ainda em fase de protótipo, a nova tecnologia permitiria que um motorista possa dirigi-lo remotamente utilizando um telefone celular.

No aplicativo desenvolvido é possível ter controle sobre várias partes do automóvel, como o volante, o acelerador e os freios, além de mudar a marcha para reduzida caso seja necessário. A tecnologia foi desenvolvida para que um motorista possa manobrar o carro em situações difíceis analisando os obstáculos por fora, o que seria ideal em terrenos acidentados, por exemplo, que sempre exigem muito esforço do motorista e acabam causando muito desconforto para quem está dentro do carro.

Além dessa funcionalidade, um carro com controle remoto facilitaria a tão temida baliza. Com o controle remoto seria possível estacionar o carro em locais reduzidos checando em tempo real a posição do carro, sem riscos maiores de colisão. Manobras difíceis em locais arriscados ou estreitos deixariam de ser um problema para o motorista. Toda essa parte ficaria por conta da inteligência do carro.

A nova tecnologia é encarada como um avanço na segurança de motoristas e pedestres. Já que um automóvel que consegue poupar o motorista de momentos desconfortáveis ou diminuir o risco de colisões pode ser muito útil no futuro. Um vídeo já disponível no YouTube demonstra a nova tecnologia em ação. Nele um motorista controla um carro por um espaço reduzido e em outro momento faz uma baliza em um estacionamento, sem entrar no carro.

O sistema desenvolvido pode ser operado no máximo a 10 metros de distância e a velocidade máxima de execução é de 6 km/h. A expectativa da Jaguar Land Rover é contribuir para a segurança nas ruas e diminuir o trabalho tedioso dos motoristas, colocando a tecnologia à disposição do motorista.





E você, teria um carro controlado por controle remoto?

Por Patrícia Generoso

Carro da Jaguar Land Rover pode ser guiado por smartphone

Carro da Jaguar Land Rover pode ser guiado por smartphone

Foto: Divulgação



FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsApp

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *