Carregador de veículos elétricos foi instalado em São Paulo



  

Primeiro carregador universal para automóveis elétricos foi instalado no Posto Graal 67, localizado na Rodovia Anhanguera, no Estado de São Paulo.

Os carros elétricos já estão começando a fazer parte da nossa realidade, onde a sustentabilidade pode ser a salvação contra a poluição que agrava grandes capitais brasileiras. Uma das primeiras marcas que prometem alavancar o negócio de automóveis elétricos no Brasil é uma empresa que leva o nome de Vez Do Brasil, a qual fabrica carros elétricos 100% nacional e com elementos recicláveis.

Um futuro tão próximo que antes parecia quase impossível. Hoje em dia, carros que são movidos a fontes como eletricidade e hidrogênio estão sendo cada vez mais procurados e desenvolvidos em vários países como opção para economia e sustentabilidade. No Brasil, já está sendo desenvolvido o primeiro carregador universal de automóveis elétricos no Posto Graal 67, localizado na Rodovia Anhanguera, no Estado de São Paulo. O carregador foi trazido pela ABB para este posto que foi desenvolvido pela CPFL Energia, CCRAutoBAn e Graal, concessionárias responsáveis por administrar os sistemas de postos Anhanguera-Bandeirantes.

"O novo sistema que fornecerá o carregador para automóveis elétricos deverá se chamar 'Eletroposto', por ser uma parceria entre empresas e postos, num projeto de mobilidade social e sustentabilidade"; afirma o gerente geral Michael Gaechter, do escritório de negócios da Power Conversion da ABB. Ele ainda ressalta que a ABB contribuirá bastante para a evolução dos veículos e é uma expertise em desenvolvimento, manutenção geral, instalação e manutenção de infraestrutura para promover a estabilidade desse sistema criado para carregar carros elétricos.

O equipamento será capaz de fornecer cerca de 80% da bateria dos veículos em apenas meia hora de carregamento, e já se encontra em mais de dois mil eletropostos espalhados pelo mundo. O tempo estimado para carregar a bateria de um carro elétrico varia entre 15 a 30 minutos por veículo em corrente contínua (DC) e de 30 a 60 minutos em corrente alternada (AC), nesse caso, podendo carregar até dois veículos ao mesmo tempo. Vale lembrar que este empreendimento é o primeiro do país, com intenção de criar também um corredor intermunicipal só para veículos elétricos do Brasil, que ligará Campinas a São Paulo.





Esta iniciativa tem por parte a colaboração do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia, uma campanha que tem por objetivo pesquisar os resultados obtidos da utilização de carros elétricos no País. A pesquisa se iniciou em 2013 e vai até 2018, com um patrocínio de R$ 21,2 milhões.

Por Daniela Almeida da Silva

Foto: Divulgação



1 comentário em “Carregador de veículos elétricos foi instalado em São Paulo

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *