BMW i3 é o novo carro elétrico da CPFL Energia



  

O BMW i3 será usado em testes que trabalham com o recarregamento de carros elétricos com o uso de corrente contínua.

O conhecido BMW i3 é o mais novo integrante da frota de carros elétricos da CPFL Energia (companhia que pertence ao setor elétrico brasileiro). Com o novo “produto” que foi adquirido a CPFL agora conta com 16 veículos elétricos que serão usados em projetos que envolverão o desenvolvimento de estudos e pesquisas para o Programa de Mobilidade Elétrica, o chamado de P&D Emotive.

De acordo com as informações divulgadas uma das principais finalidades da CPFL com o BMW i3 é que ele será usado em testes que trabalham com o recarregamento de carros elétricos com o uso de corrente contínua.

A justificativa para isso é que diferentemente dos outros carros que fazem parte da frota, o BMW i3 usa uma tecnologia de plug que deixa de lado o uso do chamado inversor. É ele que é o responsável por fazer com que a corrente elétrica seja alternada. Isso basicamente quer dizer que no caso do i3 todo o processo envolvendo o recarregamento é bem mais rápido.

Essa tecnologia diferenciada apresentada pela BMW que recebeu da montadora o nome de CCS tipo 2, ainda traz uma outra característica interessante: Ela permite que a recarga possa ser feita em eletropostos que só atuam em corrente alternada. A questão aqui, é que por pura coincidência ou não, a grande maioria de recarga que foi implantada pela CPFL Energia faz uso dessa infraestrutura.

Até agora a companhia conta com seis eletropostos localizados na cidade de Campinas e com um na cidade de Jundiaí, ambas as cidades do estado de São Paulo.





Sobre a aquisição do BMW i3 a CPFL Energia divulgou uma nota para a imprensa na qual informa que essa adição do modelo à sua frota tem como finalidade compreender melhor qual é a real percepção que um consumidor teria em termos de experiência ao dirigir um veículo elétrico. A escolha de adquirir especificamente este modelo da BMW foi defendido pela CDFL com a afirmação de que ele atende a um critério de diversificação em relação ao tipos de modelos de carros que são testados no projeto citado.

A título de curiosidade e para fecharmos essa matéria vale destacar que o P&D Emotive conta com outros modelos como o BYD e6, Renault Fluence e Kangoo.

Além de fazer testes com veículos a CPFL Energia ainda disponibiliza parte de sua frota para outras empresas e instituições a exemplo da Unicamp, Natura e Hertz. Isso com a finalidade de incentivar cada vez mais o aumento da chamada mobilidade elétrica.

Por Denisson Soares



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *