Arquivo

Arquivo da Categoria ‘Combustível’
 






Gasolina e Sistema Híbrido – Combustíveis do futuro

28, outubro, 2010

Uma das principais pautas do atual século é, sem dúvida, a mesma que Marina Silva, do Partido Verde, defende, mesmo após ter sido derrotada por Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, e por José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira, na disputa pela sucessão presidencial.

Os brasileiros e populações de outras nacionalidades têm tido acesso a informações sobre tecnologias sustentáveis, ou seja, as mesmas que propiciam progresso da humanidade sem agredir veementemente a natureza. As montadoras procuram aproveitar a conscientização ao promover carros híbridos ou movidos totalmente por meio de energia renovável, tais como a eletricidade.

Contudo, estudo feito pela J.D. Power Associates revelou que embora a tendência tenha começado a se expandir para essa modalidade de veículos, a gasolina deverá ser, ao menos em 2020, o principal combustível. Somente 7,3% dos carros, assoalha reportagem veiculada pelo portal de Economia Terra, serão movimentados com base no sistema híbrido.

De acordo com Mile Omotoso, diretor da entidade, apesar de o volume da gasolina vir a ser reduzido, sua utilização ainda continuará. Nos Estados Unidos, por exemplo, os veículos híbridos serão notados em 14 a cada 100 unidades automotoras.

Por Luiz Felipe T. Erdei

carros Carro Híbrido, Combustível, Gasolina, Notícias

Novo Sistema de Combustível – Gás Metano

10, agosto, 2010

A busca por tecnologias limpas que gerem energia sem agredir o meio ambiente é uma tendência mundial. De carros movidos a energia elétrica, híbridos que mistura combustível e eletricidade, a carros movidos a biodiesel, estudam-se todas as possibilidades de se produzir veículos cujo combustível não agrida o meio ambiente e seja proveniente de uma fonte renovável. E cada empresa vai em busca das idéias que achar mais viáveis. A empresa britânica GENeco enveredou em suas pesquisas por um caminho, no mínimo inusitado. Especializada na utilização de resíduos orgânicos a GENeco criou um sistema que usa como combustível o gás metano gerado por fezes humanas. Através de equipamentos específicos o gás é transformado em combustível quando se separa o dióxido de carbono.

Seu sistema foi montado em um Beetle da Volkswagen que foi corretamente batizado de Bio Bug. Segundo as pesquisas da empresa resíduos de setenta residências são suficientes para produzir o combustível necessário para que o carro rode dezesseis mil quilômetros e ele é capaz de atingir 183 Km/h com seu motor 2.0 Litros de quatro cilindros. Para dar a partida é necessária ainda a gasolina, mas assim que a partida é dada o carrinho passa a ser alimentado apenas pelo gás metano.

Se tal sistema vai se tornar viável para produção industrial ou se este tipo de combustível vai representar uma importante opção para um futuro de carros movidos a combustível não poluente ninguém sabe precisar. Só as pesquisas vão dizer. Mas levando-se em consideração a origem do metano utilizado neste projeto, seria bom projetar-se um sistema de escapamento também mais eficiente e menos poluidor.

Por Mauro Câmara

Fonte: UOL

carros Combustível, Gás Metano, Novidades

Postos fazem Protesto e vendem Gasolina sem Impostos

26, maio, 2010

Parece ficção, mas não é. Oito postos de combustíveis de locais distintos do Brasil protestaram em 25 de maio, terça-feira, contra a alta carga tributária vigente no país e decidiram, pois, vender gasolina a R$ 1,18, mais da metade da média atual, que beira os R$ 2,49.

Constituído pelo Movimento Endireita Brasil e o Instituto Mises Brasil, as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e outras duas não citadas pelo portal de economia UOL dispuseram seis mil litros de gasolina aos motoristas, que fizeram longas filas para abastecerem seus veículos com preço menor.

Ricardo Salles, presidente do Endireita Brasil, avalia que a carga de tributos do país só prejudica a economia local, pois cada centavo do cidadão voltado a impostos poderia ser melhor representado no bolso do consumidor, permitindo a cada um, à sua maneira, gastar naquilo que lhe compete, fazendo a economia girar.

Além dessa ideia fixa, Salles relata que se cada pessoa pudesse escolher entre pagar impostos e contratar serviços particulares, certamente a segunda opção seria a mais adotada.

Em outros termos, Salles gostaria que a bitributação passasse longe dos brasileiros, uma vez que se paga pela saúde por meio de impostos e se adquire planos particulares para suprir a carência do Estado.

Leia mais dados levantados pelo UOL aqui.

carros Combustível, Gasolina, Notícias