CNH será reformulada em julho 2015

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas (3 votos, média: 6,00 de 10)

     





Com o intuito de garantir a segurança contra falsificações e a originalidade das Carteiras de Habilitação dos condutores de veículos brasileiros, o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) anunciou que, a partir de julho desse ano haverá oito modificações no formato das carteiras em relação a itens de segurança.

As novas medidas começarão a valer a todos os novos portadores de carteiras de habilitação que conseguirem a licença a partir de julho de 2015. Já os condutores antigos, deverão se dirigir aos postos do DENATRAN para fazer a troca de suas habilitações, sendo que a previsão é que, dentro de cinco anos, todos os condutores de veículos brasileiros estejam portando a nova carteira de habilitação.

As mudanças visam dificultar a falsificação de carteiras de habilitações, sendo que caberá aos policiais conferirem essas novas modificações através de aplicativos que serão baixados em seus celulares. Agora, a carteira de habilitação brasileira possui um total de vinte e oito itens de segurança.

A maior novidade será o QRCODE (código cifrado com informações criptografadas), um código de segurança bidimensional que somente poderá ser lido e conferido por uma câmera de um celular smartphone, que irá conferir se o código de barras confere com a aquele gerado pelo DENATRAN, o que irá comprovar a autenticidade da habilitação.

No momento da leitura desse código de barras, o policial já irá conferir na tela de seu celular os seguintes dados do veículo: CPF do proprietário do veículo, código do Renavam, ano de fabricação, placa do veículo e modelo do veículo.

As mudanças também poderão evitar fraudes como: clonagem de veículos, evasão fiscal e fraudes contra seguradoras, visando a concessão de benefícios de seguros.

Há tempos que órgãos como: Denatran, Conselho Nacional de Trânsito, Polícia Federal e Departamentos Estaduais de Trânsito discutem essas mudanças. Agora houve um consenso geral e as medidas de segurança foram adotadas em comum acordo.

Por Rodrigo da Silva Monteiro

Foto: dvulgação


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Quer realizar um comentário?

*

RSS RSS (comentáos)