Fiat Palio foi o carro mais vendido no país em 2014

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas (3 votos, média: 7,00 de 10)

     





Foi uma disputa apertada durante todo o último ano, mas o Fiat Palio conseguiu tirar do Volkswagen Gol o título de carro mais vendido no Brasil.

A diferença nas vendas entre os dois modelos foi de apenas 381 unidades, sendo que foram comercializados 183.744 unidades do Palio em 2014, enquanto do Gol foram vendidas 183.367 unidades durante todo o ano.

Mesmo não alcançando um resultado favorável, a Volkswagen se mostra otimista com os números apresentados pelo modelo no ano anterior. De acordo com uma nota oficial divulgada pela própria VW, a montadora afirma que o Gol é um vencedor, por ser o carro preferido entre os brasileiros há 27 anos e por, durante estas quase três décadas, ter sido o modelo com maior número de unidades produzidas, sendo mais de 7,5 milhões de carros fabricados desde 1980, ano em que o modelo foi lançado.

Outro fator mencionado na nota pela montadora é que o percentual de diferença nas vendas dos dois modelos foi de apenas 0,2% e, enquanto a Fiat comercializa duas versões para o Pálio (sendo uma atual e outra antiga), o Gol não conta mais com sua versão G4, que era considerada a mais popular do modelo e, mesmo sem ela, ainda obteve a segunda colocação entre os carros mais vendidos no país em 2014.

Especialistas no mercado automotivo afirmam que a versão Fire do Palio (mais antiga) corresponde a 55% de todas as vendas do modelo da Fiat. Já o G4, que era a versão mais barata do Gol, representava uma fatia de 20% de todas as vendas do modelo no mercado.

A versão G4 do Gol deixou de ser fabricada no final de 2013, pois para a VW não seria financeiramente lucrativo a instalação do dispositivo de segurança (airbag) neste modelo. A instalação deste dispositivo se tornou obrigatória em todos os carros fabricados no país desde o ano passado.

A disputa entre as duas montadoras se arrastou durante todo o ano de 2014, onde tanto a Fiat quanto a Volkswagen lançaram mão de diversos artifícios, como descontos e linhas de financiamentos facilitados na busca de alavancarem suas vendas.

Completando a lista dos 10 carros mais vendidos no Brasil em todo ano de 2014, ainda temos a Picape Fiat Strada, o Onix da Chevrolet, Fiat Uno, Hyundai HB20, Ford Fiesta Hatch, Siena da Fiat, Fox da VW e fechando a lista, o Renault Sandero.

Por André F.C.

Foto: divulgação


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Quer realizar um comentário?

*

RSS RSS (comentáos)