BMW ActiveE – Nova estratégia de testes para modelos híbridos

15, fevereiro, 2011

 




Com a necessidade cada vez maior da criação de veículos que emitam menos poluentes e que sejam mais econômicos e que representem um novo caminho para indústria automobilística, os híbridos e elétricos se tornaram a saída mais racional. No entanto como todas as novas tecnologias sua aceitação é lenta, por vezes extremamente demorada. Para acelerar o processo são dados subsídios, governos estimulam a formação e utilização de frotas elétricas ou híbridas, mas mesmo assim a aceitação ainda não é plena e total.

Nos Estados Unidos, tradicional mercado consumidor e produtor de veículos a aceitação destes novos veículos ainda é muito lenta e parece que levará bastante tempo para que eles sejam aceitos e cresçam no gosto do consumidor norte-americano. Talvez por isso a BMW, que lançará no Salão de Genebra a versão final de produção do ActiveE, versão elétrica do modelo Série 1 Cupê, traçou uma estratégia para não só popularizar este tipo de veículo, mas também para testar tecnologias para o aprimoramento dos modelos elétricos que a montadora pretende produzir no futuro. Entre eles o novo EV Megacity, que deverá chegar ao mercado mundial no ano de 2013.

A montadora irá produzir mais de mil unidades para serem testadas. Elas deverão ser alugadas para consumidores selecionados nos mercados dos Estados Unidos, da China e da Europa, que testarão os carros e suas tecnologias durante um período de tempo. O ActicveE tem propulsor elétrico que produz de 170 Cv de potência e tem capacidade de arranque de 0 a 100 Km/h em apenas nove segundos e pode atingir a velocidade máxima, eletronicamente controlada, de 145 Km/h.

Todo o conjunto é movido por três baterias de íon-lítio e utiliza o sistema Kers, onde o motor atua como gerador cada vez que o motorista desacelera, desta forma a energia cinética realimenta as baterias.

Por Mauro Câmara


carros BMW, Carro Híbrido, Notícias, Novidades

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.