Arquivo

Arquivo da Categoria ‘Segurança’
 






Lada Granta – Fabricação de modelo com mais Itens de Segurança

13, dezembro, 2010

Os carros produzidos pelos emergentes normalmente são vistos com certa desconfiança. Tomemos como exemplo os modelos das fabricantes chinesas, cuja qualidade desde o inicio foi questionada, mas que aos poucos vão não só adquirindo experiência, agregando valor a seus modelos como ganhando espaço no mercado mundial. Com os modelos russos parece acontecer a mesma coisa. Economia emergente e componente do BRIC, assim como Brasil, China e Índia, a indústria automobilística russa parece querer atingir um nível melhor na produção de veículos.

De acordo com matéria do site Interpress Motor, é isto que ocorrerá com o novo sedã da Lada, o Granta. Modelo de baixo custo, mas que dará especial atenção aos itens de segurança. O sedã começará a ser produzido no final de 2011 e deverá ser comercializado também na Europa Ocidental.

Tendo a Renault como acionista, isto talvez explique a nova filosofia visando à qualidade e segurança, a Lada irá equipar este novo sedã com itens como freios ABS, sistema de controle de estabilidade e airbags. Quanto à motorização o propulsor deverá ser 1.6 16V, que já equipa modelos da Renault. O design também se renova e o Granta é um sedã de linhas modernas, desenho discreto, mas elegante que remodela as linhas dos modelos da Lada.

A colocação de itens de segurança que normalmente não compõem modelos de baixo custo fabricados em países emergentes parece que não irá encarecer o modelo. Estima-se que o preço deste novo sedã na Rússia seja o equivalente a R$ 12.180 (220.000 rubros).

Por Mauro Câmara

Tweet

carros 2011, Lada, Modelos, Novidades, Produção, Segurança

Segurança no Trânsito – Lei da Cadeirinha Infantil entrará em vigor em Setembro

27, agosto, 2010

O trânsito enlouquecedor do Brasil dizima dezenas de pessoas todos os anos, principalmente em feriados prolongados, quando estradas e rodovias acumulam carros e mais carros a vários destinos. Por isso, segurança é acima de tudo necessária e obrigatória, não somente para os condutores, mas também aos passageiros.

Para aumentar o resguardo a crianças, a partir de 1º de setembro a utilização de cadeirinha passa a ser indispensável, mas a Polícia Militar do estado de São Paulo admite que as multas começarão a ser aplicadas somente no dia 6. Entre esse período as blitz farão apenas um trabalho de conscientização, totalmente educativo.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina, por meio da Resolução 277, que crianças de até 1 ano de idade devem ser conduzidas no bebê conforto. A próxima faixa etária, entre 1 e 4 anos, em cadeirinhas, e a de 4 a 7 anos e 6 meses, nos boosters. Segundo o portal de notícias R7, veículos de transporte coletivo, ônibus e táxis estão isentos da determinação.

O não cumprimento da diretriz acarreta multa de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pena considerada gravíssima. O carro, inclusive, pode ser apreendido até que a ausência da cadeirinha seja revista pelo motorista.

Por Luiz Felipe T. Erdei

Tweet

carros Cadeirinha, Leis de Trânsito, Segurança

Jaguar XJ – Versão Sentinel – Lançamento no Salão Internacional de Moscou

18, agosto, 2010

Na próxima semana será lançado no Salão Internacional de Moscou, o modelo blindado do Jaguar XJ. A versão intitulada Sentinel (ou Sentinela) é destinada a pessoas que tenham interesse em proteção de alto nível contra armas de vários calibres e até granadas.

O motor permanece o 5.0 V8, e as mudanças estão na carroceria do veículo, que possuem aço kevlar de alta densidade em sua estrutura, o qual pode suportar ataques de granada sob o assoalho e até 15kg de explosão de dinamite, que corresponde ao nível B7. Além disto, o veículo possui rodas de liga leve, com pneus que podem rodar até quando murchos.

O Salão de Moscou acontece de 25 a 29 de agosto deste ano.

Por Elizabeth Preático

Fontes: Auto Esporte, Correio Press, Automotor

Tweet

carros Carros Blindados, Jaguar, Lançamento, Notícias, Novidades, Novo modelo, Segurança

Aumenta número de Recalls de veículos no Brasil

6, julho, 2010

O numero de recalls até o final de maio já ultrapassou a marca de todo o ano passado. O último chamamento foi do Novo Ford Ka, mas ainda tiveram do Ford Fusion, Fiat Stilo, GM Hummer, Toyota Corolla, C4 hatch e pallas da Citroën, o Novo Gol e o Voyage da Volkswagen.

Por que aumentaram tanto o números de recalls das montadoras de veículos no Brasil? Isso traz uma certa tensão a medida que concluímos ou questionamos queda de qualidade, diante da crescente oferta e procura do mercado.

É solicitado um recall quando algum item do produto fabricado pode interferir na saúde ou segurança do consumidor. Em alguns casos o recall é acionado por conta de reclamações, por isso é muito importante que o consumidor esteja atento naquilo que achar prejudicial no funcionamento ou consumo de produtos e acionar o SAC da empresa em questão.

Por Rogerfarias

Tweet

carros Consumidor, Recall, Segurança

Lei obriga Uso de Cadeirinhas em Veículos

13, maio, 2010

A partir do dia 09 de junho deste ano, será cobrado dos usuários de veículos, o uso obrigatório das cadeiras para crianças de acordo com o que a legislação estabelece. Caso a lei não seja cumprida, implicará em multa gravíssima, e mais sete pontos na carteira.

As cadeiras devem ser utilizadas de acordo com a idade da criança, variando entre bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação e cinto de segurança no banco de trás, os quais também devem estar de acordo com sua altura e peso. Além disso, todos estes meios de proteção infantil devem ter o selo do Inmetro que garantam sua segurança, desde o último mês de abril.

Para dar ampla divulgação e conscientização sobre o assunto, a prefeitura de São Paulo junto com o Ministro das Cidades, lançaram uma campanha nacional de trânsito com veiculação nos meios de comunicação a partir do próximo domingo, 16 de maio.

Fonte: Estadão e Midiamax

Por Elizabeth Preático

Tweet

carros Notícias, Segurança

A Importância do Pisca-Pisca nos Automóveis

7, abril, 2010

O pisca-pisca do automóvel é um dos itens de segurança mais importantes de que o motorista dispõe. Por outro lado parece que é um dos mais ignorados. Não deveria. Sua função é indicar a intenção do motorista. Ao ser desrespeitada, tanto pelo condutor como pelo pedestre, acaba por se transformar em causa de acidentes.

Nos últimos anos, os fabricantes resolveram colocar esse item no espelho retrovisor. O objetivo é aumentar a visibilidade do mesmo. A princípio apenas o carros mais luxuosos dispunham desse acessório. De uns anos para cá, cada vez mais modelos populares tem vindo com o pisca-pisca no retrovisor já instalado de fábrica.

Nos Estados Unidos, por exemplo, em muitos estados sua importância foi considerada essencial. Tanto que se tornou item de segurança obrigatório. Aqui, a lei ainda não exige a sua presença. Mas muitos motoristas estão convencidos de que o acessório ajuda, e muito, a evitar acidentes.

Por Maximiliano da Rosa

Fonte: Programa AutoEsporte

Tweet

alvaro Artigos, Segurança