Segurança no Trânsito – Lei da Cadeirinha Infantil entrará em vigor em Setembro



  

O trânsito enlouquecedor do Brasil dizima dezenas de pessoas todos os anos, principalmente em feriados prolongados, quando estradas e rodovias acumulam carros e mais carros a vários destinos. Por isso, segurança é acima de tudo necessária e obrigatória, não somente para os condutores, mas também aos passageiros.

Para aumentar o resguardo a crianças, a partir de 1º de setembro a utilização de cadeirinha passa a ser indispensável, mas a Polícia Militar do estado de São Paulo admite que as multas começarão a ser aplicadas somente no dia 6. Entre esse período as blitz farão apenas um trabalho de conscientização, totalmente educativo.





O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina, por meio da Resolução 277, que crianças de até 1 ano de idade devem ser conduzidas no bebê conforto. A próxima faixa etária, entre 1 e 4 anos, em cadeirinhas, e a de 4 a 7 anos e 6 meses, nos boosters. Segundo o portal de notícias R7, veículos de transporte coletivo, ônibus e táxis estão isentos da determinação.

O não cumprimento da diretriz acarreta multa de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pena considerada gravíssima. O carro, inclusive, pode ser apreendido até que a ausência da cadeirinha seja revista pelo motorista.

Por Luiz Felipe T. Erdei



FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsApp
Compartilhar:

2 comentários em “Segurança no Trânsito – Lei da Cadeirinha Infantil entrará em vigor em Setembro

  • A tabela de curva do crecimentos das crianças mostra que uma criança de 1,40 m esta em uma faixa etária entre 10 ou 11 anos. Uma criança normal não obesa de 8 anos de idade mede entre 1,31 a 1,33 metros de altura e pesa entre 27 a 28 kilos. Nota-se que o legislador legislou fora da realidade brasileira colocando crianças de 7 anos e meio com altura de 1,40 m e 39 kilos.
    Na verdade os carros é que deveriam vir com cintos de segurança melhor ajustaveis para não dar aos país este tipo de despesa, apesar de pagar caro pelos veiculos ainda temos que nos preocupar com acessórios para a segurança de nossos filhos.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *