Fiat prepara o lançamento de um Novo Carro Compacto



  

Projeto tem o nome de X1H e deve substituir o Palio Fire e o Uno Vivace.

A Fiat pretende liderar o mercado automobilístico de compactos de entrada no Brasil com o lançamento de um novo modelo. O veículo deverá ser o 0km mais barato do país. O início da comercialização é previsto para o primeiro trimestre do próximo ano. A produção começará ainda em 2015, na fábrica de Betim (Minas Gerais). O nome X1H ainda é um projeto. Não sabe-se como o resultado será batizado. E a Fiat, além do que, já revelou convenientemente que trabalha com confidencialidade na concepção do produto.

Primeiramente, o motor é o 1.0 Fire Evo, com aperfeiçoamento em potência e consumo de combustível em relação aos motores atuais do tipo. Posteriormente, a marca pretende equipar o X1H com o 1.0 GSE de três cilindros e seis válvulas.

O novo hatch tem chassi com dianteira de Uno e Palio e traseira inédita. Porém, a estrutura teve uma reformulação em relação às passadas para uma boa performance em caso de impacto.

O conceito físico é ganho de espaço no sentido vertical. O capô é alto como o do novo Uno. Mas o comprimento total é menor que o do antigo Uno Mille e a altura é maior. Os faróis, estreitos, se alargam até as laterais. Na traseira, novidades relevantes: tampa totalmente em vidro (o que reduz o peso) e espaço do porta-malas maior na vertical do que na horizontal, com capacidade maior que de 250 litros. O para-choque de trás é alto e a tampa curta





Especulações dão conta de que o carro substituirá os modelos Palio Fire e Uno Vivace. Mesmo que isso aconteça, os três modelos coexistirão por pelo menos um ano. Enquanto isso não ocorrer, serão cinco compactos de entrada da Fiat no mercado brasileiro: X1H, Uno Vivace, Palio Fire, Novo Palio e Punto.

Uma versão aventureira e mais cara, do estilo Way da empresa, deverá ser apresentada em breve e posta à venda a partir do segundo semestre de 2016.

Bruno Klein



FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsApp

2 comentários em “Fiat prepara o lançamento de um Novo Carro Compacto

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *