Aston Martin DB5 completa 60 anos

Este mês, o cupê incrivelmente bonito completa 60 anos, sua estréia ocorreu em setembro de 1963 no Salão Automóvel de Frankfurt. Para comemorar o aniversário, A Aston Martin organizou uma sessão de fotos ao lado de sua contraparte moderna, o DB12, também conhecido como o "primeiro superturer do mundo".

Na verdade, era uma versão altamente atualizada do motor de 3,7 litros que equipava o DB4, lançado em 1958. O Aston Martin aumentou a potência para 282 CV, o que foi bastante impressionante para o início da década de 1960. Em 2023, o novo DB12 terá mais do que o dobro da potência, graças ao motor V8 de 4.0 litros com turbocompressor duplo AMG de 671 CV.


A potência do DB5 foi suficiente para atingir uma velocidade máxima de mais de 241 km/h, o que levou os caras de Gaydon a escrever orgulhosamente no folheto: "DB5 é o GT de quatro lugares mais rápido do mundo". Além de beleza e músculos, a máquina de James Bond também tinha uma mente, pois tinha novos recursos, como ar condicionado e vidros elétricos.

A Aston Martin produziu um total de 887 sedãs e 123 conversíveis, além de 12 corpos do Shooting Brake. Na época, o DB5 era popular entre as superstars, já que o carro, criado pelo fabricante italiano de carrocerias Carrozzeria Touring Superleggera, foi comprado por Sir Paul McCartney e George Harrison dos Beatles, bem como Mick Jagger dos Rolling Stones. Além disso, um foi comprado por Robert Plant do Led Zeppelin, bem como o comediante Peter Sellers, Jay Kay do Jamiroquai e o estilista Ralph Lauren.

Não muito tempo atrás, nossa publicação escreveu que o novo Aston Martin DB12 Volante recebeu um teto de tecido de oito camadas.  A marca britânica apresentou o Aston Martin DB12 Volante. Entre as características da novidade está o telhado de tecido, que consiste em oito camadas. A 325 km / h, tem a mesma velocidade máxima que a versão coupé.


Por Filipe Silva




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *