How Henry Ford created the Assembly Line

O dia 1 de dezembro Marca 110 anos desde que a fábrica da Ford em Highland Park inaugurou o primeiro transportador móvel de componentes automotivos do mundo. Foi essa tecnologia que transformou o carro em um produto de massa.

Um transportador é um transportador projetado para alimentação contínua de cargas ou peças. A linha de montagem é dividida em seções, posições, onde as peças são montadas em unidades maiores, a partir das quais o produto final é produzido.

Henry Ford não sabia da experiência da Oldsmobile com o transportador, mas, segundo a lenda, o criador da marca oval azul ficou impressionado com a tecnologia espiada em 1903 nos matadouros de Chicago, onde as carcaças penduradas em correntes se moviam entre os postes para o abate gradual. Isso levou Henry Ford a dividir o processo de montagem de unidades em operações simples separadas, para as quais era necessária uma qualificação mínima. Isso proporcionou um aumento acentuado na produtividade do trabalho e uma redução no custo do produto final.

O método quase geralmente aceito de montagem sem saída (Staple) em postes universais, onde o ciclo completo das operações necessárias foi realizado por uma equipe de trabalhadores altamente qualificados, permitiu produzir apenas modelos de peça para as camadas mais altas da sociedade. O uso da linha de montagem transformou o carro em um produto disponível para uma classe média muito maior.


Construção do primeiro transportador de Henry Ford

Em 1 de dezembro de 1913, a primeira fábrica da Ford em Highland Park, Michigan, Estados Unidos, iniciou a produção de uma linha de montagem contínua de veículos. Esta data foi o ponto de partida para o desenvolvimento da produção de automóveis em massa em todo o mundo.

Na verdade, o método de produção do transportador foi introduzido gradualmente pela Ford. Tudo começou alguns anos antes com um experimento, quando as peças foram colocadas no chão na ordem correta e começaram a puxar a estrutura com uma corda para que os trabalhadores prendessem as peças certas a ela. Isso imediatamente reduziu o tempo de montagem de algumas semanas para dois dias. Henry Ford viu os resultados do experimento como o futuro da indústria automotiva.

Mais tarde, Henry Ford aperfeiçoou o sistema de montagem do transportador do carro. Por exemplo, se as peças Oldsmobile Curved Dash foram movidas de posto para posto por trabalhadores em carrinhos especiais, A fábrica de fordow Highland Park, nos subúrbios de Detroit, em 7 de outubro de 1913, a primeira linha de alimentação contínua de componentes automotivos do mundo entrou em operação.


Por Filipe Silva




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *