Toyota e Lexus no Japão

Uma vez nas estradas da terra do sol nascente, até mesmo uma pessoa que se considera um especialista em carros pode entrar em apuros. Afinal, o carro da marca, que você parece conhecer de olhos fechados, de repente não é um Toyota, nem mesmo um Lexus, ou seja, o Daihatsu!

Mas com a Lexus, uma história diferente. Durante muito tempo, a marca de luxo da Toyota foi oferecida apenas nos mercados da América do Norte e um pouco mais tarde na Europa. As vendas da Lexus no mercado doméstico japonês começaram apenas em 2005. ou seja, no 16º ano de existência da marca! Mas logo depois começou uma terrível divisão. Os japoneses poderiam comprar, por exemplo, um Lexus RX e similar, na verdade, Toyota Harrier. A diferença está no emblema e no preço. Mas isso é mais do que isso-há casos completamente negligenciados.


Às vezes, parece que os japoneses – e isso não se aplica apenas à Toyota e à Lexus – vivem em um mundo sem comunicação moderna. Sem internet, sem imprensa, sem televisão. O que pensam as pessoas que, em alguns mercados, aparafusam o emblema Infiniti no Nissan Juke e fingem que tudo está bem?!

Ou um exemplo mais recente. Em fevereiro de 2019, no Salão Internacional do automóvel de Xangai, a Lexus apresentou a primeira minivan de sua história. Uma série de teasers lançados antes da estreia sugeria algo completamente novo, único e inesquecível. Na verdade, os compradores foram oferecidos Toyota Alphard apenas com placas de identificação e grade do radiador Lexus…

Para ser justo, os japoneses não planejaram (e ainda não planejam) oferecer o Lexus LM na Europa ou nos Estados Unidos. O El-M destina-se aos mercados asiáticos e, acima de tudo, à China, com seus gostos específicos. Bem, você provavelmente sabe-para o mercado da China, versões alongadas são produzidas até mesmo carros como o Skoda Octavia e o Audi A3.


Por Filipe Silva




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *