Montadoras Estrangeiras – Inauguração de Concessionárias no Brasil



  

O ambiente vivido pelo Brasil remete a alguns, mesmo empiricamente, a abertura econômica brasileira durante a ditadura militar, embora o período e condições sejam totalmente alheias, muito diferentes. A euforia, talvez o termo mais exato para designar tal comparação – errônea dependendo do ponto de vista – é observada tanto dentro do país como no exterior.

O poder aquisitivo da população, o acesso ao crédito e o ingresso de milhares de pessoas das classes D e E à média surgem como motivador às empresas. Ah! Existe a desvalorização do dólar em relação à moeda brasileira – neste caso, Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, assegura que a entidade está atenta. Para o assunto não discorrer além deste ponto e fugir do foco principal, citemos uma das esferas que melhor se comportou nos últimos meses: veículos automotores.





O setor nacional conseguiu recorde de vendas, mas são as montadoras estrangeiras as grandes interessadas atualmente. Até o final de 2010 cerca de 80 inaugurações de novas concessionárias agregadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) estão previstas. A Kia Motors, grande destaque, pretende sozinha implantar 20 locais.

A desvalorização do dólar, novamente à tona, é um dos principais fatores, tanto que entre janeiro e agosto deste ano mais de 60 mil carros das associadas à Abeiva foram comercializados, alta de 148,9% em comparação ao período similar do ano passado. A própria entidade, segundo o portal de Economia UOL, acredita que em 2010 mais de 90 mil unidades serão vendidas e outras 120 mil em 2011.

Por Luiz Felipe T. Erdei



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *