Segurança dos carros

FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsApp


  

Uma das maiores preocupações para quem compra um veículo, com certeza, é a segurança, para quem mora em uma grande cidade, é um risco real ter o carro roubado, atualmente quando vai a uma concessionária o motoristas já deve pensar em medidas que o carro tem contra furto e também no seguro do veículo.

Um exemplo é o estado do Rio de Janeiro que segundo os números do Instituto de Segurança Pública (ISP), em outubro de 2013 (são os últimos dados disponíveis pelo Instituto), foram roubados cerca de 2.645 veículos no estado, perante 1.762 no mesmo período em 2012.

Houve um aumento  de quase 50% nos números de roubos, elevando os valores das apólices de seguro cerca de 10% a 15%, segundo especialistas. Mas uma boa maneira de diminuir o prejuízo é  ter cuidado na rua, ao deixar o veículo em lugares escuros, ou andar como vidro aberto em cruzamentos ou parado no farol.

O Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) divulgou com dados de 2013, quais foram os carros mais procurados pelos bandidos no ano passado, o primeiro lugar fica com o VW Gol, o carro mais vendido do país, fácil de ser encontrado circulando, mas muito bom de se esconder, já que existem vários do mesmo modelo na rua, o bandido pode se camuflar facilmente, por isso é recomendável que os donos do GOL, sempre prefiram deixá-lo em um estacionamento do que na rua.

Já o segundo lugar da lista fica com o Uno, quase tão popular quanto o GOL, também é fácil de encontrar pelos bandidos, além de ter fama de ser um carro que aguenta fortes batidas e trancos, também é procurado pelos bandidos por ser usado por várias frotas de grandes empresas.





O mesmo CESVI divulgou uma lista no começo do ano dos carros com tecnologia que pode deter ou pelo menos atrapalhar os ladrões. Os dados foram levantados em casos de furtos, ou seja, carros que são levados na ausência do motorista. O mais seguro é o Chevrolet  Cruze, ele tem alarme de série, chave e imobilizador criptografados, vidros laterais laminados de série e um acesso à bateria difícil, assim dificultando o acesso ao carro sem a chave.

O segundo lugar em segurança é o Honda Civic, que possui alarme de série, trava no volante, chave com segredo interno e imobilizador criptografado. Lembrando que o estudo foi pedido pelas seguradoras já que podem analisar os resultados e reduzir ou aumentar o valor das apólices, mas qualquer pessoa tem acesso aos dados e se quiser pode modificar o seu carro para ter tais acessórios e possuir um veículo mais seguro.

Por Rafael da Silva

Chevrolet Cruze

Foto: Divulgação



FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsApp

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *