Goodyear desenvolveu novos pneus sustentáveis



  

Modelos BH-03 e Triple Tube são os novos protótipos sustentáveis da marca

Não há dúvidas que a revolução em termos de pneus está em franca expansão. São muitos os tipos e designs deste tipo de componente, no entanto, dificilmente uma companhia seja tão conhecida pelo uso de tecnologia de ponta como a Goodyear.

Muitas empresas acreditam que o pneu pode ser muito mais que borracha e metal, adotando este conceito, a marca reconhecida mundialmente desenvolveu dois novos conceitos de pneus sustentáveis. O primeiro pode aproveitar o calor para recarregar baterias, enquanto o segundo altera a sua forma de acordo com as características do caminho percorrido.

Se a intenção dos fabricantes é trazer ao mercado carros cada vez mais eficientes e inteligentes, uma boa forma de inovar é desenvolver novos pneus, já que estes possuem o seu modelo básico há mais de 120 anos. Obviamente, com o passar do tempo, os aspectos técnicos como durabilidade e rendimento em diversas superfícies têm melhorado, no entanto, ainda estamos perante uma roda de borracha com ar dentro. Depois, existem outros parâmetros a serem analisados como o peso do veículo. Enquanto os carros tradicionais são cada vez mais leves, os carros elétricos possuem um maior peso devido à presença das baterias. 

Ao considerar a ampla gama de novidades que podem ser incorporadas nos pneus com o objetivo de melhorar o desempenho do veículo, vê-se que a tendência às modificações pode ser encontrada no Salão de Genebra, este evento estará acontecendo até o dia 15 de março. Durante os dias que faltam para fechar as portas, é possível conferir as próximas novidades em termos de carros e também de componentes. Dois conceitos inovadores para o futuro pertencem à Goodyear.

O primeiro recebe o nome de BH-03, ele é um pneu que contém termologia termoelétrica. Este modelo tem a capacidade de converter o calor que recebe, tanto da luz solar quanto da força de atrito durante o movimento, em energia elétrica. Esta é enviada diretamente às baterias para restaurar a sua carga, esta potência gerada se une o componente elétrico gerado pela deformidade natural do pneu. 





O segundo conceito é o Triple Tube. Este pneu está baseado em um sistema de três câmaras que modificam o formato da banda de rodagem conforme as condições do trajeto. O modo Eco mantém as três câmaras cheias de ar (máxima capacidade), já o Wet Traction concentre o ar no centro da banda de rodagem, melhorando a adesão em superfícies úmidas.

Mesmo que estes dois conceitos sejam extremamente revolucionários, a Goodyear não tem previsão para a fabricação dos protótipos.

Por Melina Menezes

Pneus sustentaveis da Goodyear

Pneus sustentaveis da Goodyear

Fotos: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *